O Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, fez um balanço extremamente positivo da iniciativa “Guarda, Cidade Natal”, que decorreu entre o dia 1 de dezembro e 6 de janeiro. O evento, que teve como epicentro a Praça Luís de Camões com um programa diversificado e abrangente que durante pouco mais de um mês, acolheu atrações como a árvore de Natal, o carrossel, o comboio, a roda e a Casa do Pai Natal. O Mercadinho de Natal foi também um dos pontos altos, permitindo aos visitantes descobrir os doces da época e as bebidas quentes tradicionais da região. Para além do centro da cidade, a programação estendeu-se às freguesias com concertos de Natal e ao Teatro Municipal da Guarda, como refere o autarca.
Embora não existam números exatos, Sérgio Costa estima que “dezenas de milhares de pessoas” tenham passado pela Guarda ao longo das cinco semanas de festividades. Esta afluência é vista como um fator crucial para a economia local, uma vez que os visitantes “alguma coisa cá deixam”, beneficiando o comércio e a restauração da cidade, afirmou Sérgio Costa.
No balanço da Passagem de Ano, Sérgio Costa afirmou que o evento «correu muito bem», com um feedback muito positivo do público relativamente à qualidade musical, ao espaço e ao espetáculo de fogo de artifício, sendo considerada por muitos como «das mais bonitas passagens de ano dos últimos anos»


