Os corredores vão fazer a ligação entre Águeda e a cidade mais alta, numa distância de 175 quilómetros.
Já no distrito da Guarda, o pelotão vai passar em Seia, Gouveia, Linhares da Beira, Videmonte, Trinta, barragem do Caldeirão, Maçainhas e o percurso citadino será o habitual, ou seja, entrada pela VICEG até à ponte pedonal e subida ao centro da cidade através da Avenida Cidade de Salamanca e Rua António Sérgio.
Para a organização, o difícil empedrado da Rua Dom Nuno Alvares Pereira vai decidir o vencedor.
No dia seguinte será a vez do Sabugal acolher a partida da 7ª etapa, considerada a etapa rainha, uma vez que vai terminar com a mítica subida ao alto da Torre, na Serra da Estrela. Trata-se de uma tirada de 180 quilómetros, com os primeiros momentos a serem percorridos em várias freguesias do concelho raiano. Depois, a caravana segue por Penamacor, Belmonte e Covilhã. A etapa já poderá revelar os principais candidatos a vencer a edição 86 da principal prova do calendário velocipédico nacional.
De acrescentar que a Volta tem início, no dia 6 de agosto, com um prólogo, na cidade da Maia e, a primeira etapa será entre Viana do Castelo e o Santuário do Sameiro, em Braga. A competição termina, no dia 17, em Lisboa.
