A GNR, através do Núcleo de Investigação de Vilar Formoso, em estreita colaboração com o Sub destacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, apreendeu 2395 quilos de amêijoa japonesa, no concelho de Almeida.
No decorrer de uma ação de patrulhamento, na localidade de Vilar Formoso, os militares detetaram três viaturas envolvidas no transporte e exportação irregular de bivalves para Espanha. No seguimento das diligências policiais, foi possível apurar que não estavam a ser cumpridas as normas obrigatórias relativas ao
licenciamento da empresa, às dimensões dos bivalves, bem como às exigências de rastreabilidade, existindo a possibilidade de constituírem perigo para a saúde pública, motivo que levou à sua apreensão.
Na sequência das diligências policiais, foram identificados três homens, com idades compreendidas entre os 36 e os 41 anos, e elaborados quatro autos de contraordenação.
Os bivalves, avaliados em cerca de 36 000 euros, após verificação higiossanitária, foram encaminhados para destruição, por não reunirem as condições necessárias para consumo humano, como explica o tenente coronel Seabra Ferreira, oficial de comunicação e relações públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda.


