As actividades são desenvolvidas para crianças e adolescentes, entre os 6 e os 16 anos e incluem passeios, jogos desportivos, actividades nas piscinas, visitas a outros pontos do país ou iniciativas no Museu, na Biblioteca e na Quinta da Maunça.

O presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, refere que as Férias Ativas também têm como objetivo ajudar as famílias a gerirem melhor o tempo livre das crianças disponibilizando uma resposta durante a pausa escolar.

O assunto foi abordado na reunião do executivo. O vereador do PS, António Monteirinho considera que o programa poderia abranger mais crianças e jovens. O socialista apresentou a proposta na reunião do executivo e diz que foi bem acolhida pela maioria.

Na resposta, o presidente da Câmara da Guarda, explicou que o Município é sensível a esta temática e que a iniciativa tem sido alargada nos últimos anos, mas não colocou de lado a hipótese de alterações em próximos projetos idênticos.