O projeto CIRCWOOL – Promover a circularidade da lã para um futuro regenerativo foi selecionado como um dos vencedores da 7ª edição do Concurso Promove, contando com o apoio da Fundação ”la Caixa”, do BPI e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A iniciativa visa converter o desperdício de lã de ovelha em produtos destinados à melhoria da qualidade dos solos. Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, o setor enfrenta um desafio paradoxal. Antigamente, a lã era considerada o “ouro branco” e o seu rendimento permitia pagar aos tosquiadores. No entanto, com o encerramento sucessivo de fábricas de lavagem a lã tornou-se um encargo financeiro e um resíduo de difícil deposição.

Através da Plataforma de Ciência Aberta e em parceria com o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA-ULisboa) e tendo como parceiros estratégicos as associações de criadores ACRIGUARDA e ACRIALMEIDA, o projeto irá estudar formas de transformar este resíduo em fertilizantes.

Os trabalhos práticos já se iniciaram, estando a primeira reunião oficial entre todas as entidades agendada para esta sexta-feira. O autarca Carlos Condesso destaca que este é um projeto diferenciador com impacto local, nacional e internacional.