Uma iniciativa que contou com a da Paróquia de Pinhel e surge forma de assinalar a época natalícia e, simultaneamente, valorizar a Igreja de Santa Maria do Castelo que por norma se encontra fechada ao culto regular, como disse à Rádio F, Ana Pinto, presidente desta associação.
Fundada em abril deste ano, a Associação dá agora os primeiros passos no cumprimento dos seus objetivos, entre os quais se destaca a dinamização cultural desta zona da cidade Falcão e durante esta época natalícia, nada melhor como um presépio para atrair pessoas à zona histórica de Pinhel.
A composição do presépio é de carácter modesto, integra figuras cedidas por uma família amiga da Associação e do Centro Histórico e privilegiou o uso de materiais naturais, uma iluminação discreta e um cuidado especial com o simbolismo de cada elemento, respeitando o carácter histórico e religioso da igreja.
Igreja de Santa Maria do Castelo por norma encontra-se encerrada mas durante este período natalício abre portas aos fins de semana para que o presépio possa ser visitável, como refere Ana Pinto.


