Oficialmente este serviço passou a funcionar na íntegra naquele espaço onde foram investidos quase 9 milhões de euros. Ana Paula Martins salientou inicialmente o empenhado de todos aqueles que contribuíram para que este projeto fosse uma realidade. A governante destacou ainda a importância deste investimento em matéria de saúde materno infantil na Guarda, sublinhando que o mesmo surge no interior do país. Outro aspeto relevante que Ana Paula Martins disse na Guarda é a importância que a maternidade tem no contexto distrital e regional.
Já a presidente do Conselho de Administração da ULS da Guarda, Rita Figueiredo, disse que a presença da Ministra, na inauguração das instalações do Departamento de Saúde da Criança e da Mulher, mostra um sinal claro de que o Governo está empenhado em políticas de coesão territorial na área da saúde. A administradora hospitalar agradeceu ainda o empenho que a Ministra tem tido na defesa do Hospital da Guarda.
Rita Figueiredo disse que o Hospital da Guarda está agora na vanguarda em matéria saúde materno infantil, mas é preciso não descorar outras valências. A administradora hospitalar relembrou à Ministra da Saúde a necessidade de requalificar o Pavilhão 1.


