Foi desta formar que Sérgio Costa reagiu à notícia que a Rádio F avançou em primeira mão na passada semana, que recorde-se, propõe na Rede de referenciação de Pediatria, classificar este serviço da Guarda no nível mais baixo de diferenciação, colocando a Covilhã num patamar acima. O autarca disse também, ontem na Rádio F, que a própria autarquia já contestou o estudo apresentado, com argumentação ao parecer técnico e ao mesmo tempo, o próprio presidente de câmara enviou um ofício à Ministra da Saúde a manifestar desagrado perante tal estudo.
O presidente da Câmara da Guarda afirma que a pediatria do Hospital da Guarda é diferenciadora na Beira Interior, e afirma-o com base em dados técnico-científicos. Sérgio Costa acrescenta que este estudo «foi martelado e que o mesmo tem mais de politico do que de técnico» e tem um propósito muito objetivo tentar encerrar serviços na Guarda, mas o autarca diz que estará na linha da frente contra essas alegas intenções.
O presidente da Câmara da Guarda afirma que este estudo «é falacioso» e que apenas quer proteger o Hospital da Covilhã em detrimento de outros como é o do Guarda.
Sérgio Costa deixa mais um aviso, não tentei mexer com a Maternidade da Guarda, como já o ensaiaram precisamente há cerca de quatro anos atrás.


