A Linha da Beira Alta reabriu na totalidade, mas o tempo de viagem da Guarda até Lisboa pouco encurtou.
Três anos e meio depois do encerramento para obras de modernização, a Linha da Beira Alta reabriu na totalidade a 28 de Setembro, permitindo novamente a circulação de passageiros entre Pampilhosa e Vilar Formoso. Apesar do investimento e das melhorias na infraestrutura, a ligação ferroviária entre a Guarda e Lisboa praticamente não ganhou tempo. Atualmente, os comboios Intercidades entre as duas cidades demoram em média 4h10m a 4h30m. Antes das obras, a viagem fazia-se em cerca de 4h20m a 4h30m. Ou seja, o ganho efetivo foi de apenas 10 a 20 minutos.
Segundo a informação disponível no site da CP, circulam diariamente três comboios diretos por sentido, entre Guarda e Lisboa. A viagem mais rápida parte da Guarda às 07h02 e chega à capital por volta das 11h20.
A modernização trouxe, no entanto, outros benefícios: melhor segurança em túneis e viadutos, eletrificação atualizada, sinalização renovada e a entrada em funcionamento da Concordância da Mealhada, que liga diretamente a Linha do Norte à Linha da Beira Alta. Também o transporte de mercadorias deverá beneficiar da maior capacidade da linha.
Ainda assim, a reabertura significa sobretudo o regresso da ligação direta entre o interior e a Capital e não tanto uma revolução nos tempos de viagem.
