Continua ativo o incêndio que teve início ontem à tarde, no Rochoso, no concelho da Guarda, e que rapidamente alastrou para os concelhos do Sabugal, Almeida e Pinhel.
Como medida de precaução e devido às chamas, a A25 e algumas estradas nacionais foram cortadas ao trânsito. Por volta das 11 da noite, a ASTA – Associação Sócio Terapêutica de Almeida foi evacuada, e o posto de comando também foi transferido para o campo de futebol da Amoreira.
O incêndio teve início na zona de Monte Margarida e o fogo chegou a andar na aldeia de Rochoso. O presidente da freguesia, António Simões, diz que se viveram momentos de terror.
O fogo alastrou depois para a Cerdeira, Parada e caminhou em direção à A25, que foi cortada ao trânsito. No Rochoso, no combate às chamas, um veículo dos bombeiros do Sabugal foi destruído pelas chamas, como deu conta à Rádio F, o vereador daquele município, Vítor Proença.
Em Freixo, no concelho de Almeida, as chamas rondaram a aldeia, que não necessitou de ser evacuada. O presidente da Câmara de Almeida, Batista Ribeiro explicou que, por medida de precaução, foi cancelado um evento.
Por volta das 23 horas, o secretário de estado da administração interna, Jorge Gomes, esteve no local para se inteirar da situação. Poucos minutos depois, o posto de comando foi transferido da sede da ASTA para o campo de futebol da Amoreira. Àquela hora, o comandante distrital operacional, António Fonseca, fazia o ponto de situação.