Uma decisão que já tinha sido comunicada no final da semana passada, altura em que também anunciou a retirada da vida política e a demissão de presidente da Federação Distrital do PS da Guarda. Na altura, Pedro Fonseca referiu que a decisão estava relacionada com a reprovação da lista de candidatos pelo PS às legislativas pelo círculo da Guarda.
Antes da intervenção do socialista, o presidente da Câmara, Carlos Chaves Monteiro enalteceu o trabalho de Pedro Fonseca como vereador da oposição. Já o vereador socialista, Eduardo Brito referiu discordar da decisão do camarada de partido mas, ao mesmo tempo, entender a tomada de posição.
Pedro Fonseca agradeceu os elogios do presidente da Câmara da Guarda e reconheceu que houve, em certas reuniões, um tom de debate mais acalorado. No final, e já visivelmente emocionado, Pedro Fonseca deixou uma proposta que foi aprovada por unanimidade. O socialista pediu que fosse feito o alargamento do apoio à esterilização e castração de cães e gatos a munícipes que se encontram em situação de comprovada carência económica. (ouvir aqui)