O dirigente do NDS, Manuel Prata, defende que esta decisão tem de ser revista até porque foi tomada quase unilateralmente e por isso carece de uma revisão, acrescentando ainda que tal medida não é correcta e não dignificar o trabalho das equipas, até porque o NDS poderia estar, na próxima temporada, nos nacionais em todos os escalões.
O NDS ocupava, até à interrupção dos campeonatos, o 1º lugar em todas as competições distritais de juniores, juvenis, iniciados e infantis. Manuel Prata entende que esta medida foi tomada numa altura em que se podia ter esperado mais tempo.
A próxima época poderia ter equipas da Guarda em todos os campeonatos nacionais dos escalões de formação, uma vez que o Guarda Unida alcançou a manutenção. O presidente do NDS refere que quantas mais equipas da cidade melhor e era óptimo haver também essa representatividade nos restantes escalões.
O presidente do NDS espera que os clubes se unam numa só vez e quem estava em primeiro nos respectivos campeonatos distritais possa subir. (ouvir aqui)