O possível encerramento do Centro educativo do Mondego, da Guarda, voltou a ser motivo de discussão na última assembleia municipal. O assunto foi levantado pela deputada da bancada do CDS-PP. Elsa Silva, lembrou que a Ministra da Justiça recentemente se referiu à instituição, para dizer que iria encerrar por falta de jovens, e que o objetivo do governo seria reabrir o centro educativo de Vila do Conde. A deputada Elsa Silva, abordou este tema com um sentimento de revolta.
A deputada do lamenta que o governo tome decisões sobre o encerramento de instituições, sem dar conhecimento aos dirigentes políticos locais. Elsa Silva aponta ainda o dedo aos deputados do PS, na Assembleia Municipal da Guarda, por não tomarem uma posição sobre o centro educativo do Mondego.
Álvaro Amaro reagiu à preocupação da deputada do CDS-PP, para dizer que nunca aceitaria que se encerrasse o Centro Educativo do Mondego, para reabrir o de Vila do Conde e pediu a união de todos. O presidente da Câmara da Guarda diz que o melhor seria deslocarem-se a Lisboa e bater pé para que o centro educativo não encerre.