O país vai a eleições a 10 de março do próximo ano, convidou Armando Reis comentador da Rádio F, para percebermos o posicionamento dos dois principais partidos, PS e PSD no distrito da Guarda.
Atualmente o PS tem dois deputados, António Monteirinho e Cristina Sousa, tendo sido no entanto a cabeça de lista Ana Mendes Godinho, que “subiu” a Ministra. Já João Prata do PSD, substitui Gustavo Duarte que saiu da Assembleia da República há pouco mais de um ano.
Nas Rádio F, Armando Reis olhou para as estruturas políticas do distrito destes dois partidos, e referiu que nesta altura o PSD leva vantagem, porque o partido está estabilizado na liderança, algo que o PS terá que fazer até janeiro do próximo ano.
Quanto aos resultados eleitorais, tudo vai depender da “união” (ou não) dos socialistas no país e no distrito.
Quanto aos nomes para as listas, no ciclo da Guarda, Armando Reis prevê que no PS, o 1º e 3º lugar devem manter-se, ou seja Ana Mendes Godinho e Cristina Sousa, a incógnita pode surgir na 2ª posição, entre António Monteirinho e Manuel Fonseca autarca de Fornos de Algodres, havendo também o nome de José Albano Marques que poderá entrar nesta corrida.
Do lado do PSD, Rui Ventura só não será cabeça de lista se assim não o entender. Armando Reis relembra que o autarca de Pinhel está a dois anos de sair da câmara da cidade falcão e não pode recandidatar-se. Em alternativa, nomes como Carlos Peixoto, António Edmundo e Ângela Guerra, podem ser outras opções. Já para a segunda posição, as opções podem passar pelo atual deputado João Prata ou o líder da JSD Francisco Robalo. (ouvir abaixo)

