Trata-se de uma competição que deverá contar com cerca de 440 jogadores de Sub-14, das 22 associações do país, que vão disputar entre si 66 jogos em sete estádios dos dois distritos.
O Torneio foi apresentado oficialmente na Câmara da Guarda e o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, explicou que a realização da prova nestes dois distritos do interior vem no seguimento de uma política de descentralização desenvolvida há vários anos, dando como exemplo que, no ano passado, o Torneio decorreu em Évora e Beja. Fernando Gomes realçou, igualmente, a importância do Torneio Lopes da Silva para os jovens jogadores que irão estar a competir, acrescentando que muitos dos jogadores que hoje estão na Selecção A, são oriundos deste Torneio, como foram os casos de Cristiano Ronaldo, Pauleta, João Félix, Pizzi, Trincão ou Pedro Neto. O responsável pelo futebol nacional frisou que o Torneio será acompanhado atentamente por todos os técnicos da Federação e espera que os jovens jogadores se possam divertir.
Já o presidente da Associação de Futebol da Guarda, Amadeu Poço, destacou o facto dos dois distritos vizinhos receberem a competição, sublinhado também que durante os dias do torneio as localidades envolvidas vão receber muitas pessoas, especialmente familiares dos atletas. Amadeu Poço lançou também o repto aos autarcas do distrito para que melhorem as condições dos equipamentos desportivos.
E o presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco, Manuel Candeias, também não deixou de salientar a aposta da Federação em organizar o Torneio nos dois distritos.
Após a apresentação do Torneio, o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, comungou da mesma opinião dos presidentes das associações e destacou que será um momento alto do futebol na região.
