A sessão solene decorreu do auditório dos serviços centrais e o Presidente do Politécnico, referiu que já foram propostas 3 novas licenciaturas desde que tomou posse, mas realçou que nos últimos 10 anos o IPG não obteve uma única nova licenciatura. Joaquim Brigas também deixou uma espécie de recado aos docentes daquela instituição, é necessário serem mais pro ativos, com propostas de novas formações em áreas onde os alunos são escassos. O Presidente do IPG, também referiu ainda, que há professores que foram mal despedidos e estão a ser reintegrados na instituição, por decisões judiciais.
Sobre o futuro da instituição de ensino superior da Guarda, Joaquim Brigas falou da estratégia para captar mais alunos e lembrou que está a ser trabalhado o projeto do futuro Centro Nacional de Educação Rodoviária. Uma das apostas no futuro da atual presidência, passa também por formações de curta duração. O presidente do IPG realçou ainda os protocolos já celebrados com o tecido empresarial, social e cultural da região. Internamente Joaquim Brigas lembrou que é necessário começar a atualizar o equipamento existente entre portas. A instalação de um sistema de videoconferência para aulas à distância, está também nos planos do Presidente do IPG.
Ontem decorreu no IPG a abertura oficial do ano letivo, a cerimónia contou ainda com a presença, entre outras individualidades, do Presidente da Câmara da Guarda, Carlos Monteiro e da Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar. (ouvir aqui)