O Guarda Unida Desportiva e o NDS apresentaram um Memorando de Entendimento, que tem como principais objectivos criar uma equipa de referência no escalão de seniores e que permita uma subida a curto prazo aos campeonatos nacionais e fortalecer os escalões de formação que competem em patamares mais elevados, como é o caso deste ano, do NDS.
No fundo, pode haver uma permuta de jogadores, nos escalões de iniciados e juvenis, entre as duas equipas, sendo que os juniores do NDS terão sempre a oportunidade de representarem o Guarda Unida quando atingirem o limite da idade naquele escalão.
Abílio Capelo, vice-presidente do NDS, considera que este acordo é necessário e acrescenta que os escalões de formação vão continuar a existir nos dois clubes, mas que os melhores jogadores vão representar a equipa que está nos nacionais de futebol.
Da parte do Guarda Unida, o presidente, António Pissarra, lembrou que este acordo já era desejável há muito tempo e acrescentou que a Câmara da Guarda pode ter um papel importante neste processo.
Os objectivos principais passam por criar uma equipa de seniores de referência no Guarda UNIDA, ao mesmo tempo que o NDS pretende fortalecer os escalões de formação, através da permuta de jogadores.