O Grupo de reconstituição histórica do Município de Almeida, que existe há 10 anos, quer projetar o grupo a nível nacional e internacional, aumentando desta forma o número de elementos que vai já nos 54.
Os figurantes que integram o grupo dedicam-se a fazer recriações históricas de unidades militares que lutaram na altura das invasões franceses, no início do sec. XIX. Em declarações à Rádio F, Pedro Casimiro, Comandante do Grupo de Reconstituição Histórica de Almeida, falou na intenção de projetar o grupo também a outros países.
Os elementos do Grupo de reconstituição histórica do Município de Almeida têm uma formação específica, e integra pessoas de vários pontos do país.
O comandante refere também o facto de ser necessário possuírem a licença de uso e porte de arma, uma vez que nas recriações são utilizadas armas e explosivos.
