O secretário de estado da Protecção Civil, Paulo Simões, anunciou, no passado dia 17 de Maio, em Gouveia, que a fase mais crítica de combate a incêndios rurais, designada por “Delta” e que decorre entre 1 de Julho e 30 de Setembro, vai contar, este ano, com 847 elementos e 250 meios terrestres. Quanto aos meios aéreos, nas fases “Charlie” e “Delta” (1 de Junho a 30 de Setembro) estará estacionado um helicóptero bombardeiro ligeiro (HBL) em cada um dos heliportos da Covilhã, Guarda e Meda, bem como na pista de Seia.
Paulo Simões falava na apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) na sub-região das Beiras e Serra da Estrela, que teve lugar na Incubadora e Empresas “The Rock”, em Gouveia.
Já o presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e autarca do Município de Gouveia, Luís Tadeu sublinhou que «o dispositivo será suficiente mas tudo depende da mão humana e da consciência das pessoas».
O segundo-comandante do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, João Rodrigues, considerou que «o dispositivo é flexível e pode ser aumentado consoante o risco de incêndio».