Segundo o Presidente do Núcleo Regional do Centro, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Carlos Oliveira os cancros mais frequentes nesta região, são os da mama, estômago, intestino e próstata. Desde 2000 a 2010, foram registados cerca de 400 novos casos, adiantou Carlos Oliveira, durante a cerimónia de inauguração da delegação da Guarda da Liga.
Carlos Oliveira realçou o facto de o cancro do estômago continuar a aumentar nesta região, e explica que segundo um estudo, este acréscimo está relacionado há muitos anos com a confeção dos alimentos.
Apesar do cenário ser preocupante, Carlos Oliveira também admite que a taxa de cura de alguns cancros é mais elevada, existindo cada vez mais pessoas, que sobrevivem à doença.
As instalações estão localizadas no rés-do-chão do edifício do antigo centro de saúde, e foram cedidas pela Unidade Local de Saúde, por um prazo de 10 anos.
O Presidente da ULS, Carlos Rodrigues considera que a Guarda fica mais rica com esta delegação, e falou de um processo de grande cooperação entre as duas entidades.
Quem não escondia a satisfação eram as treze voluntárias do Movimento “Vencer e Viver”, todas doentes oncológicas, uma vez que também ocupam o espaço da delegação. A Coordenadora, Olga Pereira falou da importância deste espaço há muito desejado.