Os factos mais recentes remontam ao início da semana. A ACG, justificou com alguns actos de vandalismo no local e decidiu vedar o espaço. A Câmara da Guarda entende que é detentora, ao abrigo de um protocolo e, esta Quinta-feira, mandou retirar o gradeamento que impedia a entrada no parque e solicitou a presença da PSP no local.
Esta manhã, a Associação Comercial promoveu uma conferência de imprensa. O presidente, Miguel Alves diz que foi feito um protocolo em 2012, ainda no mandato de Joaquim Valente, na qual a Câmara era detentora do parque durante 20 anos, mas que o Município nunca assinou a posse administrativa.
Miguel Alves sente-se chocado com esta decisão da autarquia e diz que a Associação Comercial sempre tentou chegar à fala com a Câmara, através de ofícios, mas que nunca obteve resposta.
O presidente da Associação Comercial da Guarda, alega que o parque de estacionamento tem servido de estaleiro para a empresa que está a construir a nova sede da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior.
Miguel Alves afirma que a ACG encerrou o parque, mas que a Câmara usou a força, através da protecção civil e com a presença da PSP, para reabrir o espaço, sendo que as autoridades autuaram e rebocaram a viatura da ACG que estava no parque.
A Câmara já informou que vai promover uma conferência de imprensa para reagir a estas declarações do presidente da ACG.