ste ano aderiram aos festejos, que decorrem até ao dia 25, 14 bairros da cidade e nos próximos dias não vão faltar a sardinha assada, o caldo de grão, artesanato, tasquinhas, as famosas bonecas dos santos e animação musical em vários pontos da cidade. A terminar, entre os dias 23 e 25, a festa é feita na Praça do Município, com destaque para a actuação das marchas da Luz e da Sequeira, a marcha de Bica, de Lisboa, e a marcha Canelense, de Estarreja.
De realçar também o Concurso do Caldo de Grão, que já vem do ano passado.
O presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa referiu que com um programa tão rico, a cidade tem condições para se afirmar como a capital regional dos santos populares.
Uma das novidades é a recriação histórica da Atribuição da Carta de Feira de S. João à Guarda, uma encenação dinamizada pela Associação Hereditas que recorda a criação da feira por carta régia em 25 de Março de 1255 por D. Afonso III. Esta iniciativa vai decorrer durante a Feira de São João, que se realiza no dia 24, no Parque Urbano do Rio Diz. Este ano aderiram 14 bairros à iniciativa Santos do Bairro, um número recorde ao longo dos últimos anos. Sérgio Costa enaltece a participação das pessoas nesta tradição da cidade. Atrair mais gente ao território e dinamizar a economia local é outro objectivo dos Santos da Guarda.