Para hoje, pelas 21h30, no Espaço ExpoEcclesia, é lançado o livro “Guarda. Das origens à atualidade” e que dá a conhecer, de forma sintética a história da Cidade e do Concelho da Guarda, das suas origens pré-históricas à atualidade. Após a apresentação do livro decorrerá, no pátio do Museu um espectáculo de Videomaping seguido do concerto “José Afonso e o povo”, de César Prata.
Amanhã, as celebrações iniciam-se logo pela manhã, às 9h30, com uma arruada pelas ruas da cidade. A iniciativa conta com a participação da Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e do Grupo de Percussão de Valhelhas. Às 10h45 tem início a Sessão Solene Comemorativa do 50º Aniversário do 25 de Abril, na Sala António de Almeida Santos e que contará com as intervenções do Presidente Assembleia Municipal, José Relva, dos líderes parlamentares da Assembleia Municipal e Presidente de Junta de Freguesia e do presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa. A cerimónia será encerrada com a atuação do Orfeão do Centro Cultural da Guarda.
À tarde, pelas 15h00, será inaugurada a escultura “50 anos de Abril”, na Avenida Monsenhor Mendes do Carmo.
O programa das Comemorações prossegue e às 16h00, no Bairro das Lameirinhas com a inauguração do Polidesportivo do Bairro, uma obra que integra a iniciativa Viver a Guarda. O dia da Liberdade termina associando-se a uma outra comemoração, ao 19º aniversário do Teatro Municipal da Guarda, com o concerto de Luís Represas, às 21H30, no Grande Auditório.