Os municípios vão receber a partir nos próximos dias, um total de 78,6 milhões de euros, relacionados com juros de mora de impostos municipais retidos pela administração tributária nos últimos 12 anos. Nesse sentido, foi determinado pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, que os 308 municípios vão passar a receber regularmente esta receita que lhes é devida.
O ministro que tutela as autarquias explicou que o Governo decidiu começar a atribuir aos municípios os valores referentes aos juros de mora do Imposto Municipal sobre Imóveis e do Imposto Municipal sobre as Transmissões de Imóveis.
Confrontados com esta nova medida do governo, os presidentes das câmaras de Fornos e do Sabugal, ambos comentadores da Rádio F, reiteram a mesma opinião
António Robalo, autarca do Sabugal deixa entender que a verba atribuída, é sempre bem vinda, mas que não passam de “trocados” comparativamente com autarquias de grande dimensão. Manuel Fonseca, Presidente da Câmara de Fornos de Algodres, realça o facto de os pequenos municípios serem os que menos beneficiam com a receita atribuída pelo governo.