Ana Abrunhosa justificou que é necessário atrair empresas e serviços e acrescentou que primeiro é necessário tratar de quem está e depois criar boas condições para atrair investimento. Mas a governante também falou na necessidade de alterar critérios das decisões políticas. Ana Abrunhosa diz que é necessários apostar mais no interior. De qualquer forma, Ana Abrunhosa refere que é sempre difícil contrariar a tendência de localizar novos serviços no litoral em detrimento do interior.
A ministra falava durante a sessão solene dos 820 anos da Guarda. Mais tarde e em declarações aos jornalistas, Ana Abrunhosa reforçou que é preciso criar condições para promover o regresso dos emigrantes e também de quem teve de se deslocar para outros pontos do país à procura de emprego. A governante reitera que no Interior há melhor qualidade de vida. Ana Abrunhosa disse ainda que a Guarda tem as condições necessárias para atrair mais pessoas.
A Ministra da Coesão Territorial frisou, na Guarda, que são necessárias novas políticas para o Interior, nomeadamente ajudar a repovoar a região com a deslocalização de serviços e empresas. (ouvir aqui)