Já foi apresentado, em conferência de imprensa, em Vilar Formoso, o 5.º Grande Prémio Internacional das Beiras e Serra da Estrela, que vai decorrer entre os dias 26 e 28 deste mês.
Tal como em anos anteriores, trata-se de uma organização da Associação de Municípios da Cova da Beira.
A prova vai contar com cerca de 120 corredores, de 17 equipas, que vão percorrer 500 quilómetros.
O principal objectivo da competição é a promoção e projecção regional do território e Carlos Pereira, Team manager do Clube desportivo FullRacing e parceiro logístico da prova, já afirmou que, no futuro, a prova tem de ter mais visibilidade do outro lado da fronteira. Também Rui Ventura, presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira, deseja ver no futuro, a prova estender-se à província de Salamanca. Quanto ao Grande Prémio deste ano vem, de acordo com o também autarca de Pinhel, beneficiar a restauração e hotelaria, uma vez que estão previstas, 9 mil refeições e 3 mil dormidas. Já Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, realçou que o ciclismo consegue unir os territórios e os municípios, considerando também que a região é de excelência para a modalidade.
O arranque do V Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela acontece na manhã de Sexta-feira, dia 26 de Maio, com um contra-relógio por equipas, entre Seia e Gouveia.
A 2ª etapa, na tarde de Sexta-feira, liga Fornos de Algodres a Figueira de Castelo Rodrigo. Segue-se o percurso entre Penamacor e a última “tirada” é entre o Fundão e a Guarda.