O Politécnico da Guarda assinou um protocolo com a Câmara Distrital de Água Grande, em São Tomé e Príncipe, para a formação de quadros daquele país e facilitar a recolha documental para novos de alunos que queriam vir estudar para o IPG. O Presidente do Politécnico da Guarda esteve recentemente em São Tomé e Príncipe e este protocolo vai também permitir a formação de quadros superiores de São Tomé e Príncipe, em setores, onde aquele país tem maiores necessidades, como refere Joaquim Brigas. A formação dos quadros superiores de São Tomé e Príncipe vai ser feita através de ensino à distância, mas preferencialmente com sessões presenciais naquele país dos PALOP, bem como na Guarda.
Outro dos propósitos deste encontro em Água Grande deveu-se à revisão do modelo que permite a vinda de alunos de São Tomé e Príncipe para o IPG, este protocolo vai permitir a recolha documental dos estudantes que pretendem vir estudar para a Guarda, de uma forma mais segura e fidedigna. Joaquim Brigas lembra que os estudantes oriundos de São Tomé e Príncipe, em Portugal, têm tido uma forte preferência pelo Politécnico da Guarda.
O Presidente do IPG diz ainda, que brevemente deverá ser formalizado um novo protocolo com os restantes distritos daquele país africano. A assinatura será apadrinhada pelo Embaixador de Portugal, em São Tomé e Principie. (ouvir aqui)