Hospital da Guarda vai ter um novo equipamento de imagiologia único no país

A Unidade Local de Saúde da Guarda, vai ter numa fase experimental, um sistema inovador na área da manipulação à distância de equipamentos informáticos, associados à visualização de imagiologia no âmbito de intervenções cirúrgicas de Ortopedia.

Este sistema, único no país é oriundo da Eslovénia, reconhece gestos pré-definidos e permite aos Ortopedistas a manipulação de exames de imagiologia no computador, sem abandonarem o paciente que está a ser intervencionado.

Ricardo Santos, diretor do serviço de informática da ULS da Guarda explicou e fez a apresentação durante uma conferência de imprensa, quais as funções do equipamento. Para que o cirurgião execute os gestos necessários durante uma intervenção cirúrgica de ortopedia, tem que ter colocado no braço, uma pulseira que lhe permite manipular o equipamento.

Filipa Pires, medica ortopedista interna do hospital da Guarda elogiou o equipamento informático que permite fazer intervenções cirurgias de ortopedia.

O diretor Clínico da ULS da Guarda, Gil Barreiros também se pronunciou sobre o novo equipamento para manifestar a satisfação, uma vez que vai começar a funcionar, em fase experimental, a 26 deste mês, dia em que se realizam na cidade as Jornadas Ibéricas de Ortopedia.

Foto_ ADORA

Foto: ADORA-MED