A GNR já tem no terreno mais uma vez, a Operação “Censos Sénior”, que visa identificar a população idosa que vive sozinha ou isolada. Dos números divulgados a nível nacional, ficou a saber-se que o ano passado, a Guarda foi o 3º distrito com mais casos sinalizados.
Segundo o Capitão Cláudio Saraiva, do Comando Territorial da GNR da Guarda esta operação já não é novidade para os idosos do distrito e a visita dos militares é bem vinda para a maioria das pessoas que vivem sozinhas. A Operação “Censos Sénior”, este ano tem uma novidade. Pela primeira vez a GNR está a fazer um levantamento das pessoas com deficiência, como referiu à Rádio F o Capitão Cláudio Saraiva.
Esta operação por parte da GNR nas zonas mais isoladas do distrito pretende sensibilizar os idosos para comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes ou burlas. Pretende-se ainda identificar as pessoas que vivem sozinhas ou isoladas, evitando desta forma determinadas situações de risco.
A Guarda, foi o terceiro distrito do país, onde os militares da GNR registaram mais casos, num total de 3092.