O Diretor Clinico da Unidade Local de Saúde da Guarda, Gil Barreiros diz que já não faz sentido falar-se da 2ª fase das obras do hospital da Guarda, uma vez que estão praticamente concluídas. O certo é que este assunto continua ser alvo de polémica e de críticas, por parte dos políticos, sobre tudo, dos dois candidatos á Federação Distrital do Partido Socialista.
Em declarações à Rádio F, Gil Barreiros, diz que as obras que estavam previstas foram feitas, com a construção da cozinha, do refeitório e a transferência e remodelação de vários
O Diretor Clinico da ULS da Guarda explica que a 2ª fase do hospital era a recuperação do pavilhão 5, e isso está a ser feito.
Gil Barreiros lembrou que a ULS da Guarda aguarda por parte do governo dois milhões e meio de euros que serão encaminhados para a maternidade e pediatria, uma vez que vão ter novos espaços.
Questionado sobre as críticas dos candidatos à Federação do PS, sobre a 2ª fase das obras do hospital, adiantando mesmo que a administração da ULS deveria colocar o lugar à disposição, Gil Barreiros vê estas declarações como sendo uma necessidade de António Saraiva e Eduardo Brito, arranjarem razões para justificar as candidaturas.