Os comentadores da Rádio F, Armando Reis e Manuel Fonseca já comentaram a polémica em torno das eleições para a Federação do PS do distrito.
No Radiograma desta terça-feira, Armando Reis, que é deputado socialista na Assembleia Municipal da Guarda diz que o principal culpado deste problema é o ex-presidente da Federação, José Albano Marques mas acrescenta que estranha o silêncio de António Saraiva em relação a este assunto. Armando Reis diz que o novo presidente da Federação, António Saraiva deveria assumir a candidatura à Câmara da Guarda, nas próximas autárquicas, a não ser que tenha medo de avançar, como já aconteceu noutras situações.
Também Manuel Fonseca, comentador do Contraponto e presidente da Câmara de Fornos de Algodres eleito pelo partido socialista, diz que se sente triste pela forma como correu o acto eleitoral. Manuel Fonseca também é da opinião de que António Saraiva deveria assumir a candidatura à Câmara da Guarda nas próximas autárquicas. O presidente da Câmara de Fornos de Algodres diz ainda que António Saraiva não é o presidente de todos os socialistas mas acrescenta que agora é altura de baixar de armas, embora não seja fácil unir o partido.
Eduardo Brito, um dos candidatos, desistiu da corrida no dia do acto eleitoral, invocando que não estavam reunidas as condições para ir a votos, na medida em que a Comissão Organizadora do Congresso não tinha aprovado a lista de delegados em 7 concelhias. O ex-candidato promoveu uma conferência de imprensa onde anunciou que já pediu a impugnação do acto eleitoral, porque quer umas eleições livres e justas.