A Associação de Agricultores do Distrito da Guarda aplaude a decisão do alargamento dos apoios para mitigar as dificuldades por causa da seca. O Governo alargou os apoios para captação e fornecimento de água a animais, aos distritos de Castelo Branco, Guarda e Bragança, e a parte do distrito de Setúbal, devido à persistência da seca. António Machado, presidente da Associação de Agricultores do Distrito da Guarda, refere que este apoio é o correto numa situação de emergência, como a que os agricultores produtores de gado enfrentam nesta altura.
António Machado, acrescenta que este é um problema estrutural que assola todo o país, há já algum tempo. O dirigente associativo acrescenta que preventivamente, deviam-se ter criado pontos de armazenamento de água, para ajudar a enfrentar a seca nos meses mais quentes do ano.
O Presidente Associação de Agricultores do distrito da Guarda já referiu que vai pedir uma reunião à comissão de agricultura da Assembleia da Republica, para alertar, para este problema da falta de água durante o verão no distrito da Guarda
As medidas visam o financiamento a fundo perdido em 50% do valor despesas que tenham a ver com o transporte e armazenamento de água para animais.