Em 2013 eram 90, as freguesias que não tinham esta infraestrutura básica no concelho da Guarda e até ao final do ano passado a autarquia conclui obras em 6 aglomerados populacionais. Este ano a meta está fixada em levar a rede de saneamento a mais 14 localidades do concelho como deu conta à Rádio F, Sérgio Costa Vereador na Câmara da Guarda.
Estas obras têm um custo total de 3 milhões de euros, cofinanciados pela União Europeia e contemplam nesta fase intervenções em 11 freguesias do concelho da Guarda. O vereador da Câmara da Guarda refere que as intervenções decorrem essencialmente nas zonas rurais do concelho, mas também há locais bem perto da malha urbana que estão a ser intervencionados, são os casos da Quinta da Pocariça e o Outeiro de São Miguel. Sérgio Costa diz que valorizar os espaços rurais, dotando-os de infraestruturas básicas é um desígnio para este executivo municipal, o vereador diz que só assim é possível combater a desertificação das aldeias do concelho.
Ainda no âmbito das intervenções da rede de saneamento no concelho, Sérgio Costa diz que já estão a ser dados passos importantes para a despoluição do Rio Noéme com a requalificação da ETAR do Torrão. (ouvir aqui)