Na semana passada, os atuais responsáveis ainda colocavam a hipótese do clube se inscrever, mas problemas relacionados com a formação de uma nova direção terá deitado por terra esse objetivo. Recorde-se que na época transata a Guarda Desportiva militou no Campeonato de Portugal mas acabou por descer de divisão. Desde logo surgiram várias interrogações acerca do futuro do clube. O presidente Thiago Laurindo passou a pasta a César Gomes e chegou a haver a possibilidade de um investimento de empresários argentinos.
O dirigente brasileiro ainda fez uma inscrição provisória do clube na Associação de Futebol da Guarda mas foi exigida mais documentação que, entretanto, não foi apresentada em tempo útil. Com a desistência da Guarda Desportiva, o Freixo de Numão volta a ficar no Campeonato Distrital da 1ª Divisão.
Esta foi já a segunda desistência de clubes que iriam militar no principal escalão da AFG. Recorde-se que o Estrela de Almeida já tinha comunicado que não iria ter futebol sénior e a vaga foi ocupada pelo Vila Franca das Naves.
As principais novidades para este ano são as equipas do Guarda Unida, Gonçalense e Gouveia B no Campeonato Distrital da 2ª Divisão.