O vereador Sérgio Costa disse na última reunião do executivo da câmara da Guarda, que há obras que já estão em execução em arruamentos e caminhos nas freguesias do concelho, quando as mesmas não foram adjudicadas no órgão camarário. O assunto fazia parte da ordem de trabalhos, e no ponto 10 estava previsto a adjudicação de cerca de 700 mil euros para requalificar várias estradas no concelho. Sérgio Costa diz que constatou que parte das intervenções referidas já começaram, nomeadamente em Casal de Cinza e Vila Mendo, quando a aprovação das mesmas aconteceu nesta ultima reunião do executivo, o que o levou a não votar o ponto da ordem de trabalhos. Sérgio Costa deixa entender que este processo tem contornos pouco claros. O vereador independente só vê neste processo, uma forma de eleitoralismo do atual presidente da câmara.
O presidente de câmara nada disse sobre o assunto em reunião do executivo, já aos jornalistas, Chaves Monteiro, referiu que vai avaliar o assunto levantado pelo vereador Sérgio Costa. Chaves Monteiro reitera que a autarquia vai avaliar e corrigir alguma eventual situação anómala, o autarca acrescenta que a câmara irá cumprir escrupulosamente todas as fases do processo.
Declarações do Presidente da câmara aos jornalistas, após o vereador Sérgio Costa ter dito na sessão camarária que há obras que estão já em execução em arruamentos e caminhos nas freguesias do concelho, quando as mesmas não foram adjudicadas no órgão executivo municipal.