Esta reorganização no ordenamento do trânsito surge com o aparecimento de mais uma superfície comercial no troço que liga a rotunda do Anjo à rotunda do Polis, ou seja, vai passar a ter duas vias no sentido descendente, uma exclusiva para acesso às zonas comercias, e uma outra no sentido ascendente para uma melhor circulação, numa avenida que se prevê que tráfego automóvel venha a aumentar. Esta execução está a cargo da superfície comercial que irá abrir brevemente, referiu o presidente da câmara da Guarda, Sérgio Costa. O piso neste troço vai ser melhorado, no entanto mantém-se como calçada. O autarca salientou ainda a importância deste investimento para a Guarda, nomeadamente com a criação de novos postos de trabalho, bem como a já grande dinamização que comercial e económica existente no local.
Este assunto foi falado na reunião de câmara e foi o vereador do PSD, Chaves Monteiro, que quis saber mais pormenores sobre a forma como o trânsito iria ser regulado, depois de afirmar que recebeu queixas por parte dos comerciantes já ali instalados.
Na resposta o presidente da câmara da Guarda diz que o vereador social democrata anda mal informado e que a solução encontrada foi de comum acordo, entre comerciantes, autarquia e a detentora da nova superfície comercial Sérgio Costa diz que a autarquia fez o trabalho de casa nesta matéria. Já o mesmo não aconteceu numa outra artéria ali perto e que dá acesso a outra superfície comercial, mais concretamente na rua do Facheiro, rematou o autarca.