Já foi apresentado o 2º Grande Prémio Internacional de Ciclismo das Beiras e Serra da Estrela, que vai estar nas estradas da região entre os dias 2 e 4 de Junho. A 1ª etapa será a mais longa, quase 200 quilómetros, entre Penamacor e Celorico da Beira, com passagem pela Guarda. Seguem-se 186 quilómetros na 2ª etapa, que terá início em Fornos de Algodres e meta em Trancoso. No último dia, os 160 quilómetros fazem a ligação entre Belmonte e Manteigas, com a curiosidade de em Valhelhas, os corredores subirem a Famalicão da Serra, depois Fernão Joanes, Meios, Trinta e Videmonte em direcção a Gouveia. Segue-se a subida à Serra, por Seia, a passagem pelo Alto da Torre, e depois a descida até Manteigas. Em prova vão estar 17 equipas de 8 países.
O director da prova, Carlos Pereira antevê uma prova equilibrada e muito competitiva. Já o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira diz que esta corrida vai ser exigente para os atletas. A prova, organizada pela Associação de Municípios da Cova da Beira, em parceria com a CIM Beiras e Serra da Estrela, Turismo do Centro e Federação Portuguesa de Ciclismo e o objectivo é promover o território. O presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado realçou que estas iniciativas dão enorme visibilidade à região. O presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira, José Manuel Biscaia destacou que o ciclismo é uma modalidade desportiva que pode atrair muitas pessoas à região.
A 1ª ETAPA liga Penamacor a Celorico da Beira, com passagem pela Guarda, segue-se a tirada entre Fornos e Trancoso e no último dia, a subida à Torre, na etapa entre Belmonte e Manteigas.