Varias localidades do concelho da Guarda, fazem agora parte da Rede de Aldeias de Montanha

As aldeias de Valhelhas, Famalicão da Serra, Trinta, Fernão Joanes e Videmonte, no concelho da Guarda, fazem agora parte da Rede de Aldeias de Montanha.

Foram levados em linha de conta vários critérios que se associassem também aos objectivos do grupo, como referiu o vereador com o pelouro do turismo e da cultura na Câmara da Guarda, Vítor Amaral.

Com a integração na rede aldeias de montanha estas freguesias vão poder potenciar todas as iniciativas e promover as várias riquezas que têm aos mais variados níveis. Vítor Amaral reforçou que, pela altitude, poderia haver mais aldeias a pertencerem a esta rede mas que houve critérios que tiveram de ser cumpridos.

Vítor Amaral acrescentou que a marca Aldeias de Montanha vai valorizar as várias aldeias do concelho. A  integração destas aldeias do concelho da Guarda no grupo Aldeias de Montanha foi também evidenciada pela coordenadora do grupo. Célia Gonçalves diz que estas localidades já têm dinâmicas muito próprias e fala em natureza autêntica e gente genuína.