Os serviços do tribunal de Seia irão manter-se, serão autónomos e até poderão ser reforçados, passando a estrutura a designar-se Tribunal Judicial de Seia. A novidade foi dada pelo presidente da Câmara, no âmbito de uma visita por parte da Secretária de Estado Adjunta e da Justiça à Comarca da Guarda.
Em declarações à Rádio F, o autarca Filipe Camelo falou também com satisfação do regresso do Tribunal Coletivo assim como o Tribunal Cível. Para além das garantias que obteve junto da Secretária de Estado da Justiça, Helena Ribeiro que considera muito positivas, o autarca Filipe Camelo referiu também a parceria que poderá vir a existir entre os municípios e o governo, no sentido de ser necessário fazer obras nos respetivos tribunais.
O presidente da Câmara de Seia mostra-se otimista em relação às medidas do novo governo e lamenta que o anterior não tenha facilitado o diálogo com os municípios em relação ao mapa judicial que foi implementado.
Da parte da Secretária de Estado Adjunta e da Justiça ficou a garantia que o tribunal de Seia vai ter a permanência do tribunal de família e Menores e o regresso do Tribunal Coletivo e Cível.