“A TERRA TREME” esta sexta-feira às 10h13m

O exercício nacional “A TERRA TREME”, marcado para esta sexta-feira, Dia Internacional para a Redução das Catástrofes, também vai ser assinalado na Guarda, durante um minuto e com início às 10 horas e 13 minutos.

Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adoptar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas, como realçou o comandante operacional da Guarda, António Fonseca.

Pretende-se que o exercício seja executado nas escolas e nos locais de trabalho mas para amanhã, às 3 da tarde, está marcada uma sessão de esclarecimento no salão da Junta de Freguesia da Guarda, na Guarda Gare. António Fonseca deu conta dos dois temas que vão estar em discussão e que também estão relacionados com o risco sísmico. Depois, na sexta feira, o exercício de apenas um minuto pretende chamar a atenção de momentos de defesa em caso de um sismo.

BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR são os gestos que as pessoas devem fazer para se defenderem de um sismo e caso estejam no interior de habitações.