Presidente da ANCOSE reclama mais apoios para os produtores do Queijo Serra da Estrela

O presidente da ANCOSE – Associação Nacional dos Criadores de Ovinos Serra da Estrela, considera que as ajudas do Governo aos agricultores que tiveram prejuízos com os incêndios, são benéficas mas insuficientes. Numa entrevista à Rádio F, Manuel Marques fala em falta de rigor nos critérios das ajudas aos produtores, uma vez que perderam terrenos, pastos e cabeças de gado.

Manuel Marques falou ainda da produção do queijo Serra da Estrela. O dirigente associativo referiu que vai haver uma diminuição na ordem dos 40 a 50 por cento.

O presidente da ANCOSE acrescentou que todos os concelhos que produzem queijo serra da estrela foram afectados com muitos hectares de área ardida para além da seca que abateu a região e adiantou que os criadores de gado estão desolados, uma vez que ficaram sem pasto e perderam muitas cabeças de gado.

Para o presidente da ANCOSE, as ajudas de voluntários de Norte a Sul do país foram fundamentais. Manuel Marques diz que já houve entrega de rações desde o Minho até ao Alentejo.