O Padre António Luciano, atual capelão do Hospital da Guarda, foi nomeado Bispo da Diocese de Viseu

A notícia foi conhecida ao final desta manhã, através da nomeação que ocorreu no vaticano pelo Papa Francisco. O agora D. António Luciano, em declarações à Rádio F, confessa que ficou surpreendido com esta nomeação, mas confiante na tarefa que lhe foi confiada pelo Papa Francisco em gerir os destinos da Diocese de Viseu. O Bispo nomeado da Diocese de Viseu, deixou também uma mensagem de confiança aos católicos daquela diocese, D. António Luciano também não esqueceu todo o Clero, com destaque para o atual Bispo Dom Ilídio Leandro.

Por cá, o Padre Luciano, assim conhecido na Guarda, não esconde que a sua diocese de origem lhe trouxe muitos ensinamentos. D. António Luciano recordou à Rádio F, os muitos locais por onde passou nesta região. Foi, e é pároco em várias paróquias, esteve ligado à Universidade da Beira Interior ao Politécnico da Gaturda e também foi professor na Escola Superior de Enfermagem. O padre Luciano para além de ser Vigário do Clero, atualmente também desempenhava as funções de Capelão Coordenador da ULS da Guarda.

António Luciano, o agora Bispo nomeando da Diocese de Viseu, falou dos principais desafios para a igreja Católica, para o presbítero, cuidar dos mais desfavorecidos deve ser um dos desígnios da Igreja de Roma.

O Padre António Luciano, atual capelão do Hospital da Guarda foi nomeado Bispo da diocese de Viseu, o presbítero é Natural de Corgas no concelho de Seia. A Ordenação Episcopal está marcada para o dia 17 de junho, às 16H00, na Sé da Guarda e o início da sua atividade pastoral como Bispo de Viseu começa no dia 22 de julho.

Foto: Jornal “A Guarda”