Os Municípios de Seia e Manteigas recebem, no próximo Domingo, a 5ª edição do Gran Fondo Serra da Estrela.

Trata-se de um evento de cicloturismo, que vai juntar cerca de 1000 participantes, durante dois dias, na região.

Como é hábito nestes eventos, os participantes podem escolher entre dois percursos.  O Gran Fondo, com 174 quilómetros, vai levar os atletas a alguns dos mais bonitos e espectaculares cenários do Parque Natural da Serra da Estrela, com a paisagem de alta montanha a marcar grande parte deste desafio.

Com o início em Seia, a primeira parte do percurso tem como base a vertente sul da Serra da Estrela, para depois da exigente subida para a Lagoa Comprida passar para Norte e a partir da vila de Manteigas subir o Vale Glaciar do Zêzere em direcção ao Alto da Torre, onde termina o sector cronometrado.

Para os que não estão preparados ou que não pretendam enfrentar o desafio da distância rainha, existe o Medio Fondo, com 97 quilómetros.

Após Manteigas ter acolhido as partidas e chegadas na edição de 2017, é a vez de Seia ser, este ano, a sede deste evento, como explica António Queiroz, da empresa Ultran Spirits. A edição deste ano conta com cerca de mil atletas inscritos, com destaque para os 20 por cento de participantes estrangeiros, em representação de 14 países.

O impacto deste evento ultrapassa, no entanto, estes números já que a conduta normal dos participantes deste tipo de eventos é o de virem com a família e acompanhantes, o que pode aumentar para mais de 3000, o número total de pessoas a deslocarem-se para a Serra da Estrela com o propósito de participar neste evento, como adianta António Queiroz.

A prova, devido ao número de inscritos e acompanhantes vai ter um impacto positivo na economia local de Seia e Manteigas, O presidente da Câmara de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho refere que as unidades hoteleiras dos concelhos limítrofes, também ficam a ganhar.

Uma opinião partilhada pelo autarca de Seia. Filipe Camelo recorda que aquando da organização da prova “Oh Meu Deus”, que juntou 600 participantes, o impacto na economia local foi de 600 mil euros.

Os Municípios de Seia e Manteigas recebem, no próximo Domingo, a 5ª edição do Gran Fondo Serra da Estrela.

Trata-se de um evento de cicloturismo, que vai juntar cerca de 1000 participantes, durante dois dias, na região.

A partida para o Gran Fondo e Medio Fondo está marcada para as 8H30 deste Domingo, no Largo da Câmara Municipal de Seia, sendo que os primeiros participantes deverão chegar ao Alto da Torre, por volta das 10H45. A cerimónia de prémios realiza-se após o almoço, em Seia.