O presidente da Estrelacoop (Cooperativa de Produtores de Queijo da Serra da Estrela) já alertou que vai ter de haver uma valorização do preço do leite das ovelhas bordaleiras e um consequente aumento, entre 50 e 80 cêntimos, por quilo, no preço do Queijo Serra da Estrela DOP. Joaquim Lé de Matos explica que o principal objectivo é valorizar o trabalho dos pastores, num ano em que a seca e os incêndios aumentaram os problemas da produção. Joaquim Lé de Matos acrescenta que o aumento dos custos do leite apenas vão fazer com que os pastores consigam manter a actividade. A seca estrema e os incêndios, reforça o responsável, veio antecipar uma medida que estava pensada. Como consequência, o preço do queijo Serra da Estrela DOP sofre também um aumento, entre 50 a 80 cêntimos por quilo, mas Joaquim Lé de Matos acredita que o consumidor final não vai notar a diferença, porque está a adquirir um produto de excelência.
A Estrelacoop, sediada em Celorico da Beira, tem cerca de oito dezenas de produtores de leite e de queijo associados, dos quais 29 são produtores certificados do queijo Serra da Estrela.
A cooperativa é também responsável pela DOP Queijo Serra da Estrela Velho, Requeijão Serra da Estrela e Borrego Serra da Estrela.
