O evento “Santos do Bairro” decorre de 14 a 25 de junho na Guarda

Já foi apresentada a iniciativa Santos do Bairro, que vai animar a Guarda entre os dias 14 e 25 deste mês. As marchas populares – nesta edição com Alfama (de Lisboa) e Barqueira (de Coimbra), como marchas convidadas, a eleição da Boneca de Cristal, gastronomia, exposições de artes e ofícios e a Feira Anual de S. João voltam a ser destaque no programa de animação dos Santos Populares na Guarda. Participam nesta quarta edição seis bairros: Bonfim, São Vicente, Bairro do Pinheiro, Bairro da Luz, Póvoa do Mileu e Alfarazes.

Do programa consta também a Feira Anual de São João, no dia 24, a partir da envolvente do Jardim José de Lemos, prolongando-se depois ao longo da Rua Vasco Borges, Rua Batalha Reis e da Rua Soeiro Viegas até à Escola Básica de Santa Clara.

A Festa de Encerramento, nos dias 24 e 25 de Junho, será, como habitualmente, na Praça do Município, e contará com gastronomia variada, música de raiz tradicional e artesanato. O presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro começou por destacar o desfile das marchas, que será no dia 24, às 21 horas e referiu ainda que a noite final na praça do município e a feira de S. João, que volta a realizar-se no centro da cidade.

Também se falou da feira anual de S. João, que este ano se realiza num Sábado, vai desenrola-se entre o Jardim José de Lemos e a Rua Soeiro Viegas, o traçado da feira foi desenhado pela Câmara em colaboração com a Associação de Feirantes e vai desenrolar-se entre o Jardim José de Lemos e a Rua Soeiro Viegas até à Escola de Santa Clara, como referiu o vereador Sérgio Costa.

Para além das noites nos 6 bairros, da feira de S. João e das marchas, a iniciativa vai ter o ponto alto na noite do dia 24 na praça do município. O vereador Vítor Amaral salientou a participação dos bairros e associações e dá conta também da feira de artesanato que conta com 25

A Festa final será na praça do Município, com destaque para o desfile de marchas, a queima da boneca de cristal e uma feira de artesanato, para além do já tradicional baile popular.

Foto: Municipio da Guarda