Está confirmada a inscrição do Guarda Desportiva Futebol Clube na Associação de Futebol da Guarda

O clube da cidade vai militar no Campeonato Distrital da 2ª Divisão para dar início ao projeto da Associação Cultural Brasil Euskadi e do empresário e ex-jogador do Futebol Clube do Porto e do Sporting, Edmilson Pimenta, que pretendem levar o clube aos campeonatos nacionais no mais curto espaço de tempo. Os responsáveis regularizaram a inscrição na passada Sexta-feira e deram a conhecer que Fernando Gomes, avançado brasileiro que representou clubes da II Liga na década de 90, será o treinador. O clube também já agendou dois treinos de captação, nos próximos dias 8 e 10, às 19 horas, no Estádio Municipal da Guarda.

Edmilson Pimenta, que tinha sido anunciado como coordenador no Nazarenos, explicou que o projeto na Nazaré acabou por não ser possível e que, depois de falar com a Associação Cultural Brasil Euskadi e de visitar as instalações desportivas da cidade, decidiu apostar na Guarda. O antigo avançado do Futebol Clube do Porto e do Sporting, entre outros clubes, adianta que o clube quer aproveitar ao máximo os jogadores da região já neste primeiro ano, mas que o plantel também vai ter jogadores brasileiros. Dentro das 4 linhas, Edmilson coloca a fasquia alta. O brasileiro diz que o primeiro objectivo é subir à 1ª Divisão e depois pensar em patamares mais elevados, como por exemplo a 2ª Liga.

O treinador da equipa vai ser Fernando Gomes, ex-avançado brasileiro que jogou em Portugal entre as temporadas 93/94 e 2006/2007. O técnico que começou a carreira de treinador no Luxemburgo e que já este ano trabalhou nos Sub-20 do Vila Nova de Minas Gerais, no Brasil, refere que no início dos projetos há sempre dificuldades mas o objetivo é subir já no final da época e depois colocar a equipa nos campeonatos nacionais. Fernando Gomes adianta que tem de haver união entre o clube e a cidade mas explica que tem de ser o clube a chamar as pessoas. O treinador diz que o plantel ainda está a ser formado e que o objectivo é ter atletas da Guarda no clube para depois se poderem afirmar noutros campeonatos ou serem transferidos para outras equipas.

Este projecto do Guarda Desportiva Futebol Clube também está a ser trabalhado por um departamento de marketing da Associação Cultural Brasil Euskadi. César Borba, representante da Associação, destaca que o trabalho que vai ser feito é um trabalho sério, coordenado por Edmilson, e este novo projecto vem para somar e unir a cidade em torno do futebol.

O clube da cidade vai militar no Campeonato Distrital da 2ª Divisão para dar início ao projecto da Associação Cultural Brasil Euskadi e do empresário e ex-jogador do Futebol Clube do Porto e do Sporting, Edmilson Pimenta, que pretendem levar o clube aos campeonatos nacionais no mais curto espaço de tempo. Dias 8 e 10, a partir das 19 horas, o clube vai fazer treinos de captação no Estádio Municipal da Guarda.