Começa hoje a fase dois de combate a incêndios, Gil Barreiros (Conselheiro da Liga de Bombeiros) diz que os Voluntários estão em prontidão, mas as restantes forças estão aquém do anunciado

Começa hoje a 2ª fase de prontidão para o combate a incêndios florestais, para Gil Barreiros, os voluntários estão a postos, mas o Conselheiro Nacional da Liga de Bombeiros diz que as restantes forças que integram o dispositivo, estão aquém dos números avançados para o início desta fase. Gil Barreiros diz que as últimas noticias que têm vindo a público com a alegada falta de meios, põe em causa um combate eficiente aos fogos florestais, por partes destas forças que integram o dispositivo para esta segunda fase.

Gil Barreiros diz que este ano houve uma tentativa para menorizar o papel dos Bombeiros Voluntários no combate a incêndios, o Conselheiro Nacional da Liga de Bombeiros refere que seria um erro estratégico, se isso viesse acontecer. Apesar dos vários avanços e recuos, Gil Barreiros defende que os Voluntários estão em prontidão para encarar esta nova fase de combate a incêndios.

Do dispositivo de combate a incêndios fazem também parte as Equipas de Intervenção Permanente (EIP`s), em que os protocolos foram assinadas recentemente, segundo Gil Barreiros dificilmente estas, estarão em prontidão para integrar o dispositivo já nesta 2ª fase.

Quanto ao novo comandante da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Conselheiro Nacional da Liga de Bombeiros até refere que este, pode ser o homem certo para o lugar certo, mas Gil Barreiros entende que já era altura que este organismo fosse liderado por alguém ligado aos Bombeiros.

Foto: Arquivo