O Clube de Ciclismo da Guarda organiza, este Domingo, a 1ª Maratona BTT

O evento é aberto a qualquer praticante de BTT que integre o Campeonato Regional da Beira Interior. Estarão disponíveis 2 distâncias. A meia maratona (45 quilómetros) e a maratona Endurance (75). A concentração está marcada para as 7H45, no Parque Urbano do Rio Diz e o início do Endurance está agendado para as 9 horas, seguindo-se a maratona race.

Pedro Nobre, presidente do Clube de Ciclismo da Guarda, apresenta os dois percursos. A meia maratona vai directamente ao Jarmelo, a maratona sai do parque urbano em direcção ao Rochoso e justifica que a escolha dos percursos foi feito para mostrar aos praticantes outras partes do concelho que não são tão escolhidas nos outras provas de BTT. O concelho da Guarda passa a ter duas provas de BTT com algum relevo, até devido ao número de praticantes. A Invernal de BTT, no final do mês de Novembro e esta maratona entre a Primavera e o Verão. Pedro Nobre considera que o concelho já tem muitos praticantes e que o ciclismo é, por ventura, a modalidade mais praticada. Por isso, há várias razões que justificam a realização de duas provas anuais.

O número de inscritos, cerca de 150, é que ficou aquém das expectativas. O Clube de Ciclismo da Guarda esperava 300 praticantes e Pedro Nobre lamenta que os atletas da Guarda tenham aderido pouco a esta iniciativa, até porque, muitos deles percorrem quilómetros para participarem em provas noutras cidades. Pedro Nobre adiantou que os praticantes da Guarda demonstram ter pouco gosto por aquilo que se faz no concelho. A cerimónia de entrega de prémios ocorre após o almoço.