O Centro Educativo do Mondego, em Cavadoude, no concelho da Guarda vai dar lugar a um estabelecimento prisional de baixa segurança. Segundo o diretor geral dos serviços prisionais, após algumas obras que tem ser feitas nas instalações do centro educativo do mondego, a nova cadeia da Guarda poderá receber os reclusos no segundo semestre deste ano. Celso Manata garantiu, que a cidade da Guarda vai ter uma nova cadeia, e irá ocupar as instalações do Centro Educativo do Mondego, uma vez que tem os dias contados, por falta de jovens. Na entrevista que deu à Radio F, o diretor Geral dos Serviços Prisionais, deu como certo o encerramento do centro educativo, uma vez que vai passar a ter novas funções.
Segundo o diretor geral dos serviços prisionais a futura cadeia da Guarda, irá ser da baixa segurança, com regime aberto e com capacidade para cerca de 60 reclusos mais idosos e com a possibilidade de lugares também para mulheres.
Quanto ao futuro dos funcionários do centro educativo, o diretor geral dos serviços prisionais garantiu que ninguém fica no desemprego. Celso Manta explicou que a decisão de fechar o centro educativo tem a ver com a falta de jovens, criar melhores condições aos reclusos e com a sobrelotação da cadeia da Guarda. A capacidade é de 173 presos, mas atualmente tem 204.
