Abril é o mês da prevenção dos maus tratos a crianças e jovens

Abril é o mês da prevenção dos maus tratos a crianças e jovens, a ULS da Guarda tem previstas várias iniciativas para alertar a comunidade para esta causa. Durante este mês, o átrio do Hospital da Guarda recebe uma exposição dedicada a este tema e os funcionários de alguns serviços da ULS da Guarda vão usar na lapela o laço azul, que simboliza o mês da prevenção dos maus tratos a jovens e crianças. Nélia Faria, Enfermeira Diretora da ULS da Guarda referiu à Rádio F, que para além destas iniciativas estão previstas ainda algumas ações de sensibilização.

A Enfermeira Diretora falou ainda do trabalho feito pelo Núcleo Hospitalar de crianças e jovens em risco, Nélia Faria explicou que este grupo de trabalho da ULS da Guarda, tem como função despistar e sinalizar eventuais casos de maus tratos a crianças e jovens.

Uma parte do rastreio a eventuais maus tratos é feito através de um questionário, Nélia Faria explicou que para além de serem sinalizados eventuais maus tratos físicos, o núcleo hospitalar também está atento às condições sociais das crianças e jovens.

Foto: ULSG